segunda-feira, 30 de novembro de 2015

TURQUIA - Jornalista é detido por "difamar" presidente

Texto do jornalista nem citava o presidente da Turquia
Foto: Reprodução

A situação da imprensa na Turquia não anda nada bem, dois dias após dois profissionais de imprensa terem sido detidos sob a acusação de espionagem, o jornalista Ertugrul Ozkok, do jornal Huriyet, foi detido por difamação, após publicar um texto no qual, supostamente, critica o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de acordo com a agência de notícias local DPA

A medida gerou preocupação pelo aumento da censura à mídia no país e centenas de pessoas protestaram nas ruas de Istambul.

Segundo a Deutsche Welle, o artigo de Ozkok foi publicado em setembro deste ano, mas não faz qualquer menção ao nome do político, que considerou o texto como uma crítica indireta. Se ele for declarado culpado, pode ser condenado a cinco anos e quatro meses de prisão.

DOIS DIAS ANTES
Can Dündar e Erdem Gül, ambos do jornal de oposição turco Cumhuriyet, de Ancara, foram presos na noite da quinta-feira (26), após divulgarem a entrega de armas do regime turco a islamitas na Síria.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que nega apoiar militarmente os movimentos extremistas no combate ao regime de Bashar Al-Assad, apresentou pessoalmente um processo contra Dündar e prometeu que ele "não sairá salvo (...) e pagará um preço muito alto".

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário