terça-feira, 17 de novembro de 2015

PESQUISADORES CATARINENSES PREPARAM PROJETO VISANDO JORNALISMO SUSTENTÁVEL


Inovar, é isso que um grupo de pesquisadores catarinenses busca, por meio de um projeto, no minimo, ambicioso: conceber coletivamente um modelo de financiamento para o jornalismo de qualidade.

A novidade surgiu durante a realização do 13º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor, no Mato Grosso do Sul

O trabalho será desenvolvido usando os recursos metodológicos da pesquisa-ação. O primeiro interesse é fomentar o diálogo entre leitores e jornalistas para ajudar a construir este novo modelo, em que uma base de leitores-apoiadores financiaria coletivamente uma estrutura de repórteres organizados em cooperativas ou outros modelos sem fins lucrativos.

A pesquisa é coordenada pelos professores Jacques Mick (PPGSP-UFSC), Rogério Christofoletti (POSJOR-UFSC), Samuel Lima (UnB) e Angelo Augusto Ribeiro (ISCOM). As primeiras reuniões serão realizadas em Joinville/SC, a partir de fevereiro de 2016. Antes dos encontros presenciais, haverá a disseminação de pesquisas on-line para identificação de do público leitor e de suas demandas, bem como a criação de espaços para discussão sobre esse novo modelo.

Os pesquisadores pretendem compartilhar todos os avanços que houver na busca por um modelo de governança e financiamento, e já estão a procura de novos apoiadores para a iniciativa.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário