terça-feira, 8 de novembro de 2011

Seção Raio-X nº 10 - Irineu Jr.


A 10ª edição da Seção Raio-X traz uma “figuraça” da imprensa regional. O fotógrafo IRINEU Rodrigues Lavoura JUNIOR, 24 anos, é conhecido na região pelo seu jeito extrovertido e “xarope” o que lhe garantiu a admiração e simpatia de muitos. Nascido em Mogi das Cruzes, Irineu não tinha outro lugar melhor para morar do que na Vila Feliz, em Suzano, e atua no fotojornalismo há 06 anos.
Apesar de ter o estilo doidão, o fotógrafo afirma que cozinha, passa roupa, limpa a casa, ainda lava louça e roupa também, apesar de não gostar. Inquieto por natureza, Irineu é daqueles que faz amizades fácil, por ser daquelas pessoas que costumam animar o ambiente onde estão. Confiram a entrevista na íntegra e conheçam um pouco mais dessa figura!

100C - Quem é Irineu Júnior? 
IJ - De acordo com amigos sou um cara que manda bem nas fotos...rs, que tem uma criatividade louca, sempre com idéias novas. Sou super humilde, converso com todo mundo não consigo ficar um minuto quieto daquele tipo de pessoa que conversa com alguém na fila do banco, no trem, sempre de bem com a vida e que parece não ter problemas, mas na verdade não gosto de expor os meus problemas e minhas angustias, estou sempre falando coisas boas e tentando fazer as pessoas sorrir. Agora, como homem sou daqueles que faz de tudo para agradar as mulheres, sou carinhoso e carente, companheiro, que não se acha mais que a mulher, que compartilha os afazeres da casa, que respeita a mulher. É difícil encarar essa nova mulher moderna que está anos luz à frente do homem, é preciso avançar muito no que tange à sensibilidade, à atenção à mulher, ao companheirismo, valorização dela como pessoa e saber ser humilde o suficiente. Adoro praia, piscina, clube, parques e tudo o que eu ainda não conheci, procuro sempre que posso pegar o carro e ir para um lugar que eu nunca fui, pegar uma amigo(a) namorada ou qualquer pessoa, colocar dentro do carro e sair sem destino! Odeio coisas marcadas, com cronograma de como vai ser todo o passeio.

100C - Por que o fotojornalismo?
IJ - Cara, sempre adorei fotografar, quando tinha 10 anos fazia milhares de fotos das minhas priminhas, depois fui fotografar balada e vivia bêbado. Um belo dia o jornal apareceu em minha vida e como eu sempre adorei adrenalina, aventura e novos desafios, o fotojornalismo me oferecia tudo isso, pois a cada dia você está em uma situação diferente, tendo novos desafios que liberam muita adrenalina como, por exemplo, quando pessoas falam que vão te matar ou quando você tem que correr atrás de bandidos e policiais para fotografar. Esses 06 anos retratando os fatos ocorridos nas cidades da região passaram muito rápido e sempre me deparava com situações que me obrigava a correr, me proteger, fechar os olhos, entre outras atitudes, mas consegui controlar meu psicológico. Me considero um bom repórter fotográfico sou daqueles que quando você escuta um tiro, enquanto todo mundo corre contra o barulho eu acabo correndo a favor para tentar registrar algo totalmente diferente de todas as pessoas que vão chegar no local daqui alguns minutos

100C - Depois que você entrou para essa área, aonde você já trabalhou e em que cargo? Aonde você trabalha atualmente e há quanto tempo?
IJ - Caraca mano, eu entrei no Diário de Suzano com 17 anos e fazia o fechamento e ganhava R$ 350, com 18 anos passei para fotógrafo e o salário mínimo tinha aumentado, não lembro para quanto, digamos que era R$ 450. Entrava às 09 horas quando não tinha pauta mais cedo e saia na ultima pauta, normalmente às 18 horas, às vezes às 19, 20, 21..... No jornal eu trabalhava em média 10 horas por dia, meus pais imploravam para eu desistir, mas no fundo eu adorava...rs. Com 19 anos (e não agüentava maaaais) já estava ganhando R$ 560, quando o Diário de Mogi me fez propostas e o DS cobriu  e eu continuei a trabalhar horas e horas, cheguei a trabalhar 18 horas e 30 minutos em um único dia... inesquecível kkkk. Recebi propostas novas de diversos jornais, mas fiquei e se não me engano, agüentei essa vida até os 21 anos, quando passei a ganhar o piso e a fotografia começou a ser independente e ai nós conseguimos organizar tudo para todos terem horários fixos.

100C - O fotojornalismo é exatamente aquilo que você imaginava enquanto estudava? Por quê?
IJ - Quando estudava, pensava em ser traficante que dava muita grana, depois pensei em ser web design, mas essa parada de fotojornalismo foi sem querer que apareceu na vida e me apaixonei. Gostei tanto quanto gosto de MULHER...rs, e da minha mãe...rs. Na verdade, acho que eu nasci com o DOM e descobri depois de grande, quando Deus resolveu introduzir isso em minha vida!

100C - Qual foi a pior e a melhor pauta que você cobriu?
IJ - Pior pauta:
Que sempre rola é velório, ainda mais quando os parentes não querem que você fotografe, ai você sai do velório e faz uma fachadinha básica, liga pra redação e o chefe de reportagem fala que tem que fazer foto!  Você fala que a família não quer e ele responde que você tem que dar um jeitinho. Você explica quase chorando que não dá porque a família está gritando coisas delicadas como “FILHO DA PUT@, você está querendo ganhar dinheiro em cima do meu filho morto”, e o chefe emenda “se vira”. Ai você vai lá, dá uma de “loko”, quase apanha, faz a foto e vai pra redação descarregar as fotos e, no dia seguinte, sai a foto da fachada.
Melhor pauta:
Difícil dizer, não existe a melhor, eu gosto de todas, mas não posso negar que fotografar o LULA no auge da carreira dele em SP foi “monstruosamente” assustador e incrível para mim.
Adoro principalmente pautas de policia com perseguição e tal, e daquelas que envolvem muitas pessoas.

100C - Se possível, destaque três colegas do fotojornalismo e jornalismo na região que você admira o trabalho.
IJ - 1º - Wanderley Costa, sem sombra de DÚVIDAS, nem preciso nem falar das fotos dele...rs, é só vc olhar. 2º - Osvaldo Birke (se bem que piro nas fotos de casamento dele) e nas do jornal também...rs. 3º - ANA KARINA TALARICO, sem ela eu não existiria...rs, ela é meu tudo....rs.

100C - O que é o fotojornalismo para você?
IJ - Cara, todo mundo fala que fotojornalismo é fácil, mano o fotojornalismo é uma parada muito louca que para você conseguir entender, você tem que estar perto da insanidade...rs. Transmitir informações, sentimentos, desejos, pensamentos, falas, protestos, revolta e todo o restante. Em um vídeo é fácil, você filma e mostra o que se passa, agora a fotografia é diferente porque você vai congelar um momento que nem gravado foi ainda. Você não pode perder esse momento, então você procura o melhor angulo e tenta enquadrar os itens principais que quando a pessoa olhar ela vai entender tudo e não vai ficar curiosa para ver mais imagens daquele momento porque em uma única imagem você conseguiu transmitir tudo o que ela precisava. Essa imagem tem que satisfazer a pessoa por completo, tem que ser feita em uma única fração de segundo que é o momento decisivo, de acordo com Henri Cartier Bresson. Ele é a pessoa em que eu me inspiro nesse ponto de vista, pois ele é o criador dessa parada de momento decisivo, um milhão de coisas acontecendo, muitos movimentos e você escolhe o momento certo para registrar sua imagem. Na verdade você tem que saber o que vai acontecer e clicar um segundo antes de acontecer. É mais que uma obra de arte, você pode não ter o trabalho de pintar, porém tem um puta trabalho de descobrir qual é o momento decisivo, ao mesmo tempo que tenta descobrir quais elementos são suficientes para passar todas as informações do que está escrito na matéria em uma única imagem. Não é só fotografar você também tem que prestar atenção em tudo o que estão falando e tudo que está se passando!

100C - O que você mais gosta e o que você mais odeia nas pautas?
IJ - Gosto mais do fato de saber que estou fazendo um registro histórico e que muitas pessoas vão olhar para uma coisa que fui eu que fiz, mesmo que seja no fundo da gaiola do passarinho ou no chão do carro para não sujar de barro, o importante é estar lá e saber que muitas pessoas vão guardar com carinho!...rs. ODEIO quando está chegando o fim do meu expediente e eu tenho que esperar a pauta começar porque pessoas que tem muitas responsabilidades e acabam sendo irresponsáveis e acabam se atrasando. Vocês sabem do que estou falando, não é? han...

100C - Qual foi a sua maior alegria e a maior decepção com o fotojornalismo?
IJ - Maior alegria:
Quando cheguei com o jornal em cada e falei pra minha mãe “olha o nome em cima da foto...”, vi os olhos dela brilhar! E também foi o fotojornalismo que me abriu as portas para o mundo da fotografia. Entre centenas de fotógrafos da região o fato de eu ser um repórter fotográfico com essa carga de fotos em movimento, acaba me deixando em destacando entre todos, sou muito reconhecido e conhecido na região e principalmente em Suzano. Graças ao fotojornalismo, hoje me tornei um empresário na área de fotografia e estou prestes a ingressar no mundo da moda como empresário também.
Pior decepção:
Foi não poder fazer nada por uma pessoa que não tinha a quem recorrer e eu estava acreditando que fazendo aquelas imagens chocantes, sensibilizaria a prefeitura, pensei que conseguiria resolver o problema de um pobre ser humano que não tinha saída! Desapropriação da Vila Ipelândia, aonde o povo poderia escolher entre um cheque de R$ 7 mil, um AP pra pagar R$ 80 reais por mês ou 1 ano de aluguel, todos os dias estávamos visitando os moradores para ver a situação e em um belo dia, na casa de um senhor viúvo e com 2 filhos,  enquanto a repórter entrevistava ele que dizia ter optado pelo cheque e a prefeitura havia dito que a qualquer dia, tipo amanhã, poderia vir o trator derrubar a casa pra ele tirar tudo, ele tirou as telhas e continuou morando lá em baixo de sacos plásticos, um puta frio e as crianças ao relento, ele disse que faria um empréstimo pessoal porque o cheque não daria pra compra nem o terreno. Nesse momento, uma bela PIPA vem caindo próximo a casa e eu vejo aquele monte de moleques vindo correndo lááá longe na rodovia, correndo em nossa direção e eu olhei para o baixinho do meu lado, filho deste senhor e falei “manooo corre pega o pipa ai na sua frente...”, ai ele disse “eu não” e eu perguntei porque e ele me respondeu porque nunca ia ter dinheiro para comprar linha para empinar, pois o pai dele se mata o dia inteiro fazendo essas coisas de madeira pra tentar vender pra comprar o que comer e, muitas vezes, não vende nada acabam ficando sem ter o que comer! Me senti um merd@ e mau agradecido, pois apesar de não ter nascido em uma família nobre, nunca me faltou comida e nem a linha do pipa. Passados 05 meses nessa put@ria, o senhor desabafa falando que ele tinha escolhido a opção do cheque de R$ 7 mil e feito um empréstimo pessoal de R$ 6 mil e já tinha pago 5 prestações e nada da prefeitura liberar o cheque que tinha prometido. Mais 4 meses ele já tinha pagado R$ 3,6 mil e, claro do empréstimo já tinha gastado mais uns R$ 2 mil e já não tinha mais dinheiro e tinha prestações a pagar ainda e nada do cheque na prefeitura. Um belo dia estou lá no jornal de plantão e o editor fala “nossa, um loko está quebrando os vidros da Secretaria de Habitação com um pé de cabra, vai lá e fotografa, foi eu e a Sandra Paulino. Quando chegamos lá o cara já tinha sido preso e chegando na delegacia o tiozinho preso estava chorando de raiva. Os filhos dele estavam com uma vizinha na porta da delegacia e o policial fala pra mim que ia soltar ele só mediante a pagamento de fiança de mil reais e que ele ia ter que prestar serviços públicos. Ele num tinha nem dinheiro pra compra comida! Fui pro carro me segurando e quando cheguei ao jornal antes de entrar na porta chorei muitooo no ombro da Sandra, só de lembrar já me enche os olhos de lágrimas. Resumindo a prefeitura não pagou o cara e desgraçou a vida dele...

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
IJ - Nas fotos engraçadas, seria legal colocar tipo um LIDE jornalístico manja? Sempre rola umas fotos ai no 100 Comunicação e o que eu mais percebo são pessoas que dão risada da foto mais não tem paciência de ler. Direto rola umas paradas assim: “nossa, viu aquela foto lá do  (Adriano) Vaccari?” Ai eu falo “qual? a que ele tava fazendo tal coisa em tal lugar?” e a pessoa fala “a nem sei, só vi a foto...”, ou alguém fala de uma foto minha e eu falo aquela  (ai falo alguma coisa que tinha no texto) ai a pessoa fala “nossa nem deu tempo de ler...”. Além disso, acho que dava pra rolar um site em breve, dava não?..rs. Se colocasse o alvo da piada em cima e depois a história completa fica da hora.

100C - Destaque um ponto positivo e um negativo do 100C.
IJ - Cara, positivo é justamente o fato de você criar um site com o nome totalmente oposto do que realmente está conseguindo fazer, porque com o grupo no Facebook, você consegue fazer com que nós profissionais da área, consigamos nos contatar com muita facilidade
Ponto negativo
Que me irritava profundamente e a todos os amigos que conversei eram aquelas janelinhas que abria de mensagens do grupo, odiavaaaaaaaa, mas não sei se fui eu que desabilitei ou você que tirou essa parada!

100C - O que você espera para o seu futuro profissional?
IJ - Cara, o fotojornalismo foi uma alavanca na qual consegui montar a rede PLANET PHOTO e hoje com duas sedes, espero alcançar cinco estúdios e uma no litoral, todos diretamente ligados ao portal de moda que vou criar junto a um grupo de São Paulo. Depois vou abrir a franquia para quem quiser usar o nome que estará muito forte e sempre trabalhando como REPÓRTER FOTOGRÁFICO.

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - Conte duas ou mais situações engraçadas que você passou durante as pautas.
IJ - (nome do professor e escola fictícios)
PAUTA: fotografar professor Roberto da escola Euclides, ele estará esperando na biblioteca da escola, as 14:00.
Vai eu todo feliz, chego na escola e me encaminham até a porta da biblioteca onde um homem de óculos escuros olha para mim, se levanta e ai rola uma conversa.
- Roberto?
- Sim sou eu mesmo!
- Olá Roberto, meu nome é Irineu Jr., sou repórter fotográfico do Diário de Suzano e vim fazer a foto!
- Sim, aonde prefere que eu fique?
Eu apontei e falei “próximo a prateleira” e ele foi até lá e falou “aqui”?
- Isso mesmo Sr. Roberto, coloca a mão nos livros da prateleira do meio!
- Assim?
- Isso mesmo, ótimo agora olha pra cá! Agora olha para o livro. Ae Seu Roberto, maravilha. Poderia sentar-se na mesa?
- Sim!
- Olha pro PC, olha pra mim... obrigadoooo.
Fui até ele e estiquei o braço e ele não me cumprimentou, me senti super maaal, ai falei de novo “falou Seu Roberto” e o braço esticado ao vento já fazia 30 segundos até eu ver a diretora dando sinais tentando me dizer que o Sr. ROBERTO não enxergava. Agora me fala porque o infeliz do repórter não escreve isso na pauta?...kkk
Quatro anos atrás, ilustríssimo Sr. Carlos Nego, o mais antigo repórter de esportes da região...rs, conseguiu cortar o dedo em uma folha de sulfite, ai foi aconselhado a jogar um pouco de açúcar para  estancar o sangramento, ele vai pra cozinha e quando eu entro lá, vejo Sr. Carlos Nego com a mão dentro do pote de açúcar enfiado até o pulso... kkkkk, no mesmo açúcar que o povo toma café.
Passando pela Estrada do Pinheirinho (Itaquá), avistamos um acidente entre 2 veículos,  paramos logo a frente para registrar o fato, estava no carro Eu, Jacqueline Campos e Celso Sambrana, ai notei que tinha apenas um policial. Quando o motorista parou, avistamos no meio do mato o outro policial batendo um mijão...rs, eu e a Jack voltamos a pé até a viatura aonde falamos com o cabo que informou não poder dar declarações e era para falar com o sargento (mijão). Olhamos para traz e lá vinha o mijão, eu inteligentemente me afastei da situação para evitar as saudações...rs e a Jack que ficou, foi obrigada a dar um belo aperto de mão no Sargento (kkkkkkkk), depois voltou quase chorando e passando 1 kilo de creme e milhares de perfumes na mão e falando “ai que raiva”...rs

100C - Você foi o criador do blog DS Loukos que, ao lado do Fotozine, foi a inspiração para o nascimento do 100C, o que te levou a criá-lo e, posteriormente, a parar com as atualizações? Você ainda pensa em reativá-lo?
IJ - O DSLoukos, na verdade, foi o primeiro pelo que eu me lembre. Há  muitooos anos atrás ele ficou no ar mais de 1 ano e tinha em média 400 fotos com 40 mil visitas, o endereço era www.dsloukos.gigafoto.com.br. O problema vem ai, pois eu não utilizava o e-mail cadastrado no servidor e em um belo dia, eles decretaram falência. Sei lá que raio que deu porque você podia colocar 10 fotos por dia e eles mandaram e-mails com 3 meses de antecedência para salvar todos os arquivos que seria deletado,  quando eu fui ver o site estava fora do ar. Depois de um ano, mais ou menos, o povo me cobrando muito para reativá-lo, eu criei um novo e o Vinicius Stradioto estava administrando comigo, foi quando o Adriano Vaccari entrou no Mogi News e ai sim os blogs andaram juntos, porém o meu não tinha a mesma qualidade de antigamente e desisti!

100C - Você iniciou recentemente um trabalho particular com um estúdio de fotos, como está o novo empreendimento e quais trabalhos você realiza?
IJ - ♣♣♣Planet Photo♣♣♣
Um projeto antigo, com o nome criado por mim, pois sempre fotografei qualquer coisa desse planeta..rs. Como minha ideia é ter filiais pelo mundo todo, criei esse nome. Meu, tipo assim, o Planet Photo é um estúdio moderno, com equipamentos e profissionais que realizam com qualidade, criatividade e inovação em todos os serviços. Registrar a história da vida das pessoas é nossa meta, a personalização é o nosso forte, onde o cliente se identifica ao máximo com o produto recebido. Nossas instalações preparadas com segurança e conforto que nos permitem fornecer serviços totalmente profissionais. Quando criamos um book, ele não será só mais um existente para ser apresentado, ele será escolhido entre muitos! O meu primeiro estúdio é maravilhoso, sou super fã da estrutura dele, hoje estou super feliz, cheio das dividas ainda, porém, já consegui abrir o segundo estúdio “Planet Photo KIDS” no centro de Suzano.
Fiz muitos casamentos, aniversários, batizados, shows e eventos, só que estou muito interessado na parte de moda.

Endereços: Estúdio 1: para book ADULTO - Rua Amélia Guerra, nº 551, Vila Amorim, Suzano. Estúdio 2: para book INFANTIL e ADULTO - Rua Eliziel Alves Costa, nº 33, Centro Suzano (Praça dos Expedicionários)

100C - Você foi a cobaia para algumas seções novas do 100C, você se vê como privilegiado ou perseguido? Por quê?
IJ - Muitas delas privilegiado agora alguns é de doer..rs, a do cofre é terrível (veja aqui), porque você pega de um ângulo no qual fica ridículo e ai queima o filme com a mulherada...rs. Em outros casos, acho legal porque sempre sou alvo das principais ideias novas...rs

100C - Deixe um recado para os alunos sonham ingressar no fotojornalismo.
IJ - Na boa, queridos alunos de jornalismo, sei que a principal dificuldade para se tornar um repórter fotográfico seria o equipamento caríssimo junto a mensalidade da faculdade. Se você não for um apaixonado por fotografia nem tenta porque vai perder tempo, para chegar no topo você tem que gostar muito, pois vai ter que trabalhar mais de um ano de graça, fotografando para pegar experiência. Mas, se você tiver oportunidade e amor pela fotografia aconselho a comprar o equipamento e começar a trabalhar na área porque deve existir 1 repórter fotográfico para cada 200 repórteres formados e, assim, depois de fazer uns 3 casamentos de graça para familiares, a parte boa do repórter fotográfico é que é muito mais fácil para arrumar alguns bicos com uma câmera profissional do que com uma caneta, com todo o respeito aos nossos amigos repórteres, mas realmente é mais fácil de sobreviver, menor a concorrência e maior as oportunidades e, assim com mais facilidade para aumentar  a renda no final do mês...

12 comentários:

  1. Muito legal a entrevista do Irineu, nesta lavoura de repórteres fotográficos.

    Ele é uma pessoa muito expansiva, e solícita, sempre percebi isto, mas a entrevista, muito rica em detalhes, onde o jornalista Ronaldo conseguiu fazer com que quem lesse, conseguisse fazer uma viagem e pudesse sentir a emoção na matéria. claro que criança sempre nos emociona.

    Foi legal conhecer um pouco mais este super figura, o qual desejo sucesso sempre em suas ambições profissional.

    Achei legal o ângulo da entrevista, muito bem explorado rssssss

    ResponderExcluir
  2. Até tirando foto das belas meninas que balançavam bandeira da tia Hero, com seus jovens sorrisos, emabaixo de um puta sol, dava pra "raxar o bico" com o Irineu... grande fotografo!!!

    ResponderExcluir
  3. Faltou falar do gargarejo com coca-cola no pré-salada!!! Ri e lembrei de muitas, mas muitas merdas e ataques incontorláveis de riso ao lado desse narigudo! Saudade, cabeção!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Irineu Junior !
    Já te admirava cara e agora com esta entrevista, mais ainda !! Você realmente é um cara nota 10 !

    Ah...até hoje lembro-me de quando fomos em um Parque de Diversão em Campinas...e você tinha acabado de tirar sua CNH...acho que a sua segunda viagem para longe de carro rsrs meu pura adrenalina...
    E na volta...passamos direto no pedágio sem pagar...na cola de outro carro kkkkk foi muito divertido... tantas e tantas risadas rsrs que até hoje guardo isto nos melhores momentos da minha vida !! Só que até hoje não vi as fotos daquele dia...

    Como você gosto muito de tirar fotos..e todos meu colegas e amigos de trabalho dizem que estou na profissão errada kk ano que vem quem sabe...engajo uma nova profissão! E é claro estudar mais ainda !

    Saudades de ti cara !!!

    Forte abraço e fica com DEUS

    Leandro André

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh..a pergunta que não quer calar??? A respeito de passar na cola do outro carro no pedágio sem parar... tivemos multa???

    ResponderExcluir
  6. Realmente vc nasceu para fazer o que faz, e o mais, importante e legal é que faz com amor, só uma coisa que preciso falar, nunca vi esses dotes do qual falou em relação a lavar, passar, e cozinhar....kkkkkkkkkk........

    ResponderExcluir
  7. claroooooooooooooooooooo (EVADIR-se do pagamento do pedagio) R$580,00reais gravissimo se não me engano!

    ResponderExcluir
  8. Caramba... meu..muito caro mesmo..se soubesse que daria este valor..voltavamos com o carro de ré kkkk
    kkkk E você nem me avisou...até te ajudava a pagar...mas já foi hein rsrsrs

    Abraços brother e fica com DEUS

    Mais uma vez...Parabéns pela sua competência profissional !

    ResponderExcluir
  9. Vc manda muiiiiiito bem muleke, parabéns, um excelente profissional e uma pessoa de um coração maravilhoso um grande abraço, o caminho é esse.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, sou sua fã e vc sabe disso rs

    ResponderExcluir