quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

CENSURA? - Jornalistas são barrados em aeroporto venezuelano por falta de autorização de materiais

Jornalistas entraram no país, mas materiais ficaram retidos - Foto: Reprodução

A Venezuela e a sua "liberdade de imprensa" se destacam cada vez mais, o caso da vez ocorreu com uma equipe de jornalistas da Telefe (emissora de TV argentina), além da repórter Patricia Janiot, da CNN Espanha, que ficaram detidos durante horas no aeroporto de Caracas, na Venezuela, por uma suposta falta do documento de "admissão temporária", que autoriza a entrada do material cinematográfico dos profissionais no país.

De acordo com O Globo, os profissionais conseguiram a liberação de entrada no país para a cobertura das eleições venezuelanas. Os materiais, no entanto, não foram liberados pelas autoridades do país.

"Oito caixas de nossos equipamentos ficaram retiradas. Eles justificaram dizendo que nós não tínhamos a declaração de admissão temporal do equipamento. Negociamos por mais de um mês a entrada dos materiais ao país e parece que as regras do jogo mudaram quando chegamos", comentou Patricia.

O repórter Guilhermo Panizza, da Telefe, comentou sobre as ações das autoridades dentro do aeroporto. O jornalista disse que as equipes aguardaram cerca de seis horas até a liberação dos equipamentos.

"Não precisávamos de visto, só uma aprovação gerida pela embaixada. Fomos submetidos a uma verificação técnica e documental; revisaram todos os nossos elementos de trabalho. Devíamos apresentar uma admissão temporal e o estoque de equipamentos que levávamos junto a uma nota para explicar o que iríamos fazer. Mas a embaixada não havia nos informado sobre isso", disse.

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário