segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

CAPA HISTÓRICA - Desde 1920 o New York times não publicava um editorial na capa

Há 95 anos o jornal não publicava um editoral na capa - Foto: Reprodução

O jornal americano The New York Times publicou uma edição histórica neste sábado (05), quando divulgou em sua primeira página um editorial pedindo o controle de armas depois do último tiroteio sangrento ocorrido nos Estados Unidos. Desde 1920 o jornal não publicava um editorial na capa.

A publicação defende que certos tipos de arma e e munições devem ser proibidas aos cidadãos particulares. "É um ultraje moral e uma desgraça nacional que os civis possam comprar legalmente armas projetadas especificamente para matar gente com velocidade e eficiência brutais", diz um trecho do texto.

O artigo foi veiculado poucos dias depois que um casal participou de um massacre que deixou 14 mortos e 21 feridos na Califórnia. Foi o tiroteio mais fatal nos Estados Unidos desde o ataque contra uma escola de Connecticut em 2012 e é investigado como um "ato de terrorismo".

O NYT lamentou ainda o fato de que, diferentemente de outros países afetados pela violência armada, os EUA não tentam remediar a situação. "Os políticos os incitam a se converter em assassinos ao criar um mercado de armas para eles e os eleitores permitem que estes políticos permaneçam em seus postos", observou.

O presidente e diretor do New York Times, Arthur Ochs Sulzberger Jr, esclareceu que o editorial foi publicado na primeira página para "entregar uma forte e visível declaração de frustração e angústia pela incapacidade de nosso país em enfrentar o flagelo das armas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário