quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

ESPAÇO FOCA Nº 17 - Bianca Lamattina

Foto: Arquivo pessoal/Bianca Lamattina

Hoje apresentamos mais uma entrevista com quem já respira a profissão, mas que se prepara para ser o futuro do jornalismo. Bianca Lamattina, nascida em Suzano/SP há 21 anos e que, atualmente, reside no município de Poá/SP, está cursando o último ano de Jornalismo na Uninove.

A sua válvula de escape antiestresse, é sair com os amigos, pois adora estar reunida com eles, isso sem falar que é uma amante do futebol e torcedora fanática do São Paulo Futebol Clube, time que, costumeiramente acompanha em jogos no Morumbi.

Bianca é uma pessoa muito animada, daquelas que não tem tempo ruim, é persistente e quando quer muito alguma coisa, corre atrás até conseguir, como já foi dito anteriormente, é apaixonada por futebol e, principalmente, pelo São Paulo, clube que ela sonha poder trabalhar um dia.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

100C – Por que o jornalismo?
BL - Basicamente por causa do jornalismo esportivo, pelo futebol e, também, por sempre ser melhor em português e gostar de ler e escrever.

100C – Você está estagiando?
BL - Atualmente faço home office para a Agência Hoje, que é um site de notícias. Já estagiei na Rádio Metropolitana AM e na agência de comunicação Fess'Kobbi, que foi onde fiquei mais tempo.

100C – Durante esse tempo de estágio como você avalia o jornalismo? É exatamente o que você esperava?
BL - Sim, apesar de falarem que a área está com poucas oportunidades e o jornalismo está acabando (o que eu também acho) creio que novos meios estão surgindo. Na Fess'Kobbi, por exemplo, eu era Social Media, então creio que o jornalismo está em processo de modificação, e a crise no país não ajuda muito.

100C – Se possível, destaque três colegas de universidade que você admira e que acredita que terão futuro no jornalismo?
BL - Bianca Penha, acho ela muito inteligente, além de falar outras línguas, a menina vai longe.
Mariana Leonardo, apesar de não trabalhar na área, é muito esforçada, busca sempre se atualizar e entende muito de futebol, tenho certeza que logo menos vamos ver ela como repórter esportiva.
Luana Scalla, ela veio pra São Paulo e sempre foi de correr atrás do que quis, tem personalidade forte, é mandona, admiro muito ela, já está bem encaminhada na área.

100C – Como você avalia o seu curso? A universidade está bem estruturada e oferece uma qualidade de ensino adequada? Por quê?
BL - Eu me surpreendi com a Uninove, muitas pessoas julgam a universidade, mas o curso é ótimo, os professores são muito amigos, nos ajudam com tudo, eu tenho muitas experiências graças a faculdade, conheci muitas pessoas importantes, fiz muitos projetos. É um lugar que eu super indico para o jornalismo.

100C – Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
BL - Não tenho uma sugestão, mas elogio, a nossa região do Alto Tietê poderia ser mais forte em relação ao jornalismo, temos muitas pessoas de qualidade que não trabalham na região muitas vezes, e o blog traz um pouco disso, de mostrar esses estudantes, de mostrar mais a nossa região. Bem legal.

100C – Pelas conversas que vocês alunos têm em sala de aula, na sua opinião, qual é a maior dificuldade e o que mais é agradável dentro do jornalismo para os futuros jornalistas que ainda estão em formação?
BL - A dificuldade hoje em dia com certeza é o emprego. Cada vez mais hoje em dia as empresas estão fazendo demissão em massa. E agradável é não ter rotina, cada hora você poder estar em um lugar, cobrir coisas diferentes.

100C - Você tem algum trabalho paralelo ao jornalismo? (ex.: blog, freela, entre outros)
BL - Sim, há alguns anos eu tenho uma coluna no site SPFC1935 que tem parceria com o São Paulo F.C.

Bianca atuando pelo site SPFC1935 
Foto: Arquivo pessoal/Bianca Lamattina

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - O que é pior, se formar em um curso onde o diploma está sem moral nenhuma ou sobreviver com o salário de estagiário?
BL - Essa é difícil, mas acredito que se tivesse uma valorização do diploma as coisas seriam diferentes.

100C - Em se tratando de jornalismo, onde você aprende mais, na Universidade ou na prática? Por quê?
BL - Eu tive muitas aulas práticas na faculdade, produzi revistas, telejornal, entrevistas pra radio, tive que trazer convidados importantes... Então a faculdade me ajudou muito a entender a pratica.

100C - Como você avalia esse espaço que foi criado pelo 100C voltado para os alunos de Jornalismo?
BL - Como eu disse, principalmente para a região, é uma ótima oportunidade para quem está estudante e está se formando agora, quem sabe não vem uma nova geração de jornalistas para o Alto Tietê que traga um jornalismo diferente.

100C - Você é são paulina roxa e já teve a sorte de trabalhar no seu time de coração, mas e se pintasse uma chance de trabalhar no Corinthians, o coração fala mais alto ou o profissionalismo? Explique:
BL -É complicado, depende da situação, mas bem provável que o profissionalismo falaria mais alto, principalmente se fosse como repórter, mas se fosse com assessoria já teria que pensar bastante.

Ping-Pong

100C - Time
BL - São Paulo

100C - Sonho
BL - Trabalhar com jornalismo de alguma forma

100C - Jornalismo
BL - Um sonho se tornando realidade

100C – 100 Comunicação
BL - Uma oportunidade para quem está por vir

100C - Passado
BL - Aprendizado

100C - Presente
BL - Experiência

100C - Futuro
BL - Felicidade

100C - Livro
BL - Maioridade Penal - André Plihal

100C - Música
BL - Dias de luta, dias de glória - Charlie Brown Junior

100C - Deixe um recado para os seus amigos focas que estão sonhando em ingressar nesta no jornalismo.
BL - O percurso é longo, não vai ser fácil, você não vai enriquecer e nem ficar famoso com isso. Mas o jornalismo é incrível.

CONFIRA todas as entrevistas do Espaço Foca, clicando AQUI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário