sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Espaço Foca nº 05 - Luis Araújo


A 5ª entrevista do Espaço Foca apresenta o estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), LUIS Henrique de ARAÚJO Diogo, 23 anos. Nascido no município de Jacareí e, desde 2004, morando em Mogi das Cruzes, Luis se define como um cara muito feliz, boa pessoa, privilegiado por ter a família que tem e por poder trabalhar com o que mais gosta na vida. Amante de esportes, ele costuma andar na contra-mão das maiorias e encontra na música o melhor meio para se conectar com as suas emoções. “Mas isso é o básico do básico. O resto, quem me conhece de verdade pode contar melhor”, afirmou.
Confira a entrevista na íntegra e viaje pela mente deste futuro Foca de personalidade forte e que se prepara para atuar nesta área difícil, puxada, porém, amada e querida pela maioria.

100C - Por que o jornalismo?
LA - Acredito que essa paixão já nasceu comigo e tem muito a ver com o fato de ser fanático por esportes desde que me entendo por gente. Sempre gostei muito de escrever, também. Quando estava no segundo ano do Ensino Médio, prestei vestibular como treineiro para Jornalismo. Mas quando foi para valer, optei por Administração de Empresas. Sinceramente, sei lá por que fiz isso. Achei que seria uma carreira mais promissora. Só que na medida que o curso passava, ficava cada vez mais claro para mim o quanto eu detestava tudo aquilo. Paralelamente a isso, comecei a escrever alguns textos esportivos em blogs de amigos. Era só diversão, mas muita gente parecia gostar e me encorajava a escrever mais. Lembro-me muito bem de uma amiga da família que leu alguma coisa minha e me perguntou por que eu não fazia Jornalismo. Respondi que já estava velho demais para mudar de área. “Eu acho que você tem mais é que parar com isso e correr atrás desse seu sonho”, ela retrucou. Caramba, isso teve um impacto muito grande em mim. Foi quando resolvi largar tudo e começar de novo. Felizmente, está dando certo. É claro que fui descobrindo no dia a dia que ser jornalista vai muito além de ter um texto bacana, mas foi assim que acabei tendo a certeza de que a profissão é fascinante como um todo.

100C - O que você espera do jornalismo?
LA - Não espero nada, de verdade. Prefiro prestar atenção no que eu posso fazer para desempenhar o meu trabalho da melhor maneira possível. É claro que tem muita coisa errada no jornalismo por aí hoje em dia. Coisas que muita gente, infelizmente, tem achado normal. O excesso de gracinhas é um exemplo disso. Se até mesmo os humoristas têm dificuldade em detectar o que é engraçado e o que é inconveniente, imagina, então, os jornalistas? Mas sempre haverá espaço para jornalismo bem feito. Se você trabalha com seriedade, terá reconhecimento adequado. É nisso que acredito.

100C - Você está estagiando? Se estiver, fale onde e o que faz e por onde já estagiou.
LA - Trabalhei por 11 meses para o portal iG, na equipe responsável pela cobertura de basquete, sob a chefia de Fábio Sormani – um dos grandes jornalistas esportivos do país e que me ensinou muita coisa. Depois, ainda para o iG, integrei a equipe de cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2011. Hoje, sigo prestando serviços para o portal. Faço algumas pautas especiais sobre esportes olímpicos (tudo o que não é futebol, basicamente) e cubro alguns plantões de finais de semana. Escrevo também para o Basketeria, site voltado exclusivamente ao basquete.

100C - Durante esse tempo de estágio como você avalia o jornalismo? É exatamente o que você esperava? (Caso tenha estagiado)
LA - É muito mais do que eu esperava, em todos os sentidos. Paulo Vinícius Coelho, outro ícone do jornalismo esportivo brasileiro da atualidade, escreveu certa vez que jornalismo é 10% inspiração e 90% transpiração. É uma definição perfeita. Você pode até ter noção disso quando entra na faculdade, mas só se dá conta da dimensão exata disso na prática, a partir do momento em que passa a ficar trancado na redação nos finais de semana e no feriado e ainda tem a sensação de prazer.

100C - Se possível, destaque três colegas de universidade que você admira e que acredita que terão futuro no jornalismo?
LA - Não gosto de apostar minhas fichas em ninguém. Prefiro citar dois colegas com quem aprendi muito, que já estão se destacando e que me ajudaram muito em aspectos profissionais: Rodrigo Barone e Cláudia Soares. Os dois são ótimos, tenho muita gratidão e uma admiração verdadeira por eles. Tenho mais um ou dois nomes em mente, mas prefiro não citar para evitar o famoso clima de “mimimi”.

100C - Como você avalia o seu curso? A universidade está bem estruturada e oferece uma qualidade de ensino adequada? Por quê?
LA - A ideia dos trabalhos interdisciplinares que o Jornalismo da UMC propõe a cada ano de curso é, na teoria, muito boa, apesar de os computadores serem mais lentos do que uma disputa de 100m rasos entre uma tartaruga e uma lesma. Não é lá a coisa mais bonita de se falar, mas acabei descendo um pouco a faculdade na minha lista de prioridades depois que comecei a trabalhar. Pelo menos, em conversas com alguns colegas, sei que não sou o único a fazer isso. Minha disposição para a faculdade ficou ainda menor no decorrer dos últimos meses, quando precisei faltar com maior frequência por conta de desafios profissionais. Melhor não entrar em detalhes, até porque muitos professores entenderam a minha situação. Gostaria, no entanto, que houvesse maior compreensão da chefia da Universidade nesse sentido. Digamos que um estudante de hoje ganhe, sei lá, um Prêmio Esso daqui a cinco anos. A instituição vai querer espalhar para os quatro cantos do mundo que foi a casa daquele aluno. Mas para isso, o suporte durante a fase de desenvolvimento terá de ser feito da maneira correta.

100C - O que você acha da decisão da Justiça, via Gilmar Mendes, sobre a queda da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercer a profissão?
LA - Não concordo, mas por questões muito diferentes do que tenho visto por aí. O diploma não atesta qualidade. Conheci gente não-formada na área, mas que se mostra infinitamente muito mais séria e responsável do que muitos outros diplomados que chamam entrevistados de “parceiros”. A faculdade de Jornalismo é igual auto-escola. Dirigir mesmo, aprende-se mais fora dela do que dentro. Mas a habilitação no fim é importante para que possamos nos responsabilizar pelos nossos atos quando conduzimos um veículo.

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
LA - Nada em mente para o momento.

100C - Pelas conversas que vocês alunos têm em sala de aula, na sua opinião, qual é a maior dificuldade e o que mais é agradável dentro do jornalismo para os futuros jornalistas que ainda estão em formação?
LA - A maior dificuldade é sempre a primeira oportunidade profissional. Sempre foi e, talvez, sempre será o principal motivo de preocupação para os estudantes no início do curso. Isso porque o processo nem sempre é justo. É mais ou menos como se tornar campeão de Fórmula 1: tem que estar no lugar certo e na hora certa. O que é mais agradável? Talvez a troca de experiências profissionais e as diferentes opiniões sobre o que acontece no mundo. Infelizmente, esse debate anda em falta na sala de aula...

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - O que é pior, se formar em um curso onde o diploma está sem moral nenhuma ou sobreviver com o salário de estagiário?
LA - O salário poderia ser mais generoso mesmo, é claro. Mas o pior, sinceramente, é o fato de as universidades continuarem formando estudantes sem noção do que é Jornalismo. Essa falta de moral do curso está muito mais relacionada ao papelão, à intimidade forçada e ao puxa-saquismo de muita gente diplomada por aí do que qualquer outra coisa. É uma discussão muito mais ampla do que isso.

100C - Em se tratando de jornalismo, onde você aprende mais, na Universidade ou na prática? Por quê?
LA - Na prática. E isso vale para tudo, não só no Jornalismo. O desenvolvimento profissional só acontece quando sentimos o frio na barriga por ter que escrever algo que vai ser lido por muita gente, ou quando nos vemos obrigados a estudar um determinado assunto de forma mais atenciosa para termos condição de fornecer um texto que não fará o leitor ter vontade de te chamar de idiota. Tudo só funciona quando é pra valer, principalmente se contar com o apoio no dia a dia de profissionais competentes. Laboratório nenhum no mundo chega aos pés do aprendizado que a prática proporciona.

100C - Como você avalia esse espaço que foi criado pelo 100C voltado para os alunos de Jornalismo?
LA - Interessante, pois nos permite saber o que passa na cabeça dos futuros jornalistas.

Ping Pong

100C - Time
LA - Corinthians, Juventus e Chicago Bulls. Todos com o mesmo altíssimo grau de envolvimento.

100C - Sonho
LA - Ah, são vários, e costumo novos sonhos na medida em que realizo os que almejei previamente. No campo profissional, quero cobrir grandes eventos para grandes veículos de imprensa, ser reconhecido como um grande profissional na minha área e poder chegar daqui a duas décadas em condição de ajudar um jovem jornalista a crescer. Além disso, desejo assistir a uma partida do Chicago Bulls no United Center, conhecer a Itália, me casar com uma mulher por quem tenha o mais sincero sentimento de admiração ao som de “Dancing in the Dark” (do Bruce Springsteen), ter filhos, fazê-los virarem grandes homens, ter sempre a minha família por perto. Tudo, é claro, se resume à minha maior, mais simples e mais importante vontade: a de ser feliz. Isso

100C - Jornalismo
LA - Minha maior aptidão. Talvez seja a única.

100C - 100 Comunicação
LA - Espaço interessante para quem é apaixonado pelo Jornalismo.

100C - Passado
LA - Mais erros, menos responsabilidades. Aprendizado. Tempo em que as coisas eram mais fáceis.

100C - Presente
LA - Mais responsabilidades, menos espaço para erros. Aprendizado que nunca para. Medos, dúvidas, reflexões, sonhos e amadurecimento.

100C - Futuro
LA - Uma versão melhorada do que sou e com a mesma felicidade que tenho hoje. Assim espero.

100C - Livro
LA - “Scar Tissue”, biografia do Anthony Kiedis, vocalista da banda Red Hot Chili Peppers. Evidentemente, está longe se der uma obra mais intelectual do mundo. Mas é tudo contado de forma clara e direta, com o coração aberto e sem hipocrisia. É disso que a gente precisa. Gosto de citar também os livros de Jornalismo Esportivo de Paulo Vinícius Coelho e Celso Unzelte, que ajudaram a mudar a minha vida.

100C - Música
LA - Rock and roll. Inspiração, arte e a mais perfeita conexão que se pode ter com as emoções.

100C - Deixe um recado para os seus amigos focas que estão sonhando em ingressar nesta no jornalismo.
LA - Você sente um pouco de interesse pelo Jornalismo? Então, desista. É necessário ser completamente tarado pela área para seguir nela. Mas se você quer encarar o desafio porque sua paixão é mais forte, vá em frente. É difícil e bastante desafiador, mas vale a pena.

CONFIRAM as demais entrevistas no arquivo do Espaço Foca clicando aqui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário