terça-feira, 4 de outubro de 2011

Seção Raio-X - nº 05 - Marilucy Cardoso


A Seção Raio-X chega a sua 5ª entrevista com uma jornalista de peso, conceituada e querida na região do Alto Tietê. MARILUCY CASTRO CARDOSO é apresentadora e editora do Diário TV 2ª edição (TV Diário) e também já exerceu a função de professora na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), onde tive a oportunidade de conhecer e aprender a admirar essa grande profissional. Dos seus 38 anos de idade, 17 foram dedicados ao jornalismo, área que ingressou em 1994. Essa grande torcedora da Sociedade Esportiva Palmeiras, nasceu em Guaratinguetá e, atualmente, reside na cidade de Mogi das Cruzes. Filha de guarda rodoviário e professora primária, foi aluna de escola pública quase a vida inteira e, agora mãe é de três filhos adolescentes e, ainda arruma tempo para atualizar o seu blog www.elefanteverde.com.br/blog.

100C - Por que o jornalismo?
MC - O jornalismo foi por acaso... Precisava prestar vestibular antes do cursinho, mas tive nota alta na redação e resolvi experimentar...

100C - Depois que você entrou para essa área, você já trabalhou aonde, onde trabalha atualmente e há quanto tempo (qual função exerce)?
MC - Sempre trabalhei em televisão, desde o primeiro emprego. Passei pelas afiliadas da TV Globo, em São Carlos, Varginha, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Resende e também na SPORTV. Atualmente trabalho na afiliada da Globo de Mogi das Cruzes, a TV Diário. Estou na emissora há quase 12 anos, desde a implantação.

100C - Qual foi a pior e a melhor pauta que você cobriu?
MC - A pior pauta que eu já cobri, foi o velório de um rapaz em Varginha que havia se enforcado na cadeia e a família expulsou a nossa equipe, com insultos pesados... Era muito foquinha na época... Quase desisti. Depois disso vieram muitos outros velórios complicados, rebeliões, injustiças, situações que calejam o jornalista, mas que não deixei que me tirassem a capacidade de me indignar e pensar sobre o certo e o errado

100C - E a melhor?
MC - A melhor foi um treino do Palmeiras aqui em Mogi! E o meu celular ainda tocou com o hino do Verdão! Show!

100C - Se possível, destaque três colegas do jornalismo na região que você admira o trabalho.
MC - Não vou destacar meus colegas da TV, porque são mais de três e não quero cometer injustiças! Destaco então: Darwin Valente, Evaldo Novelini e Vanice Assaz

100C - O que é o jornalismo para você?
MC - Jornalismo é a minha profissão, não é a minha vida! Jornalismo é a chance que tenho de trazer informação, conhecimento e cidadania para as pessoas.

100C - O que você mais gosta e o que você mais odeia nas pautas?
MC - Gosto de pautas com propostas equacionadas e com no máximo três linhas. Detesto pautas com endereços errados. O resto a gente soluciona!

100C - Qual foi a sua maior alegria e a maior decepção com o jornalismo?
MC - Tive muitas alegrias com o jornalismo, uma delas foi participar da implantação do primeiro canal de TV aberta, em Mogi das Cruzes e todas as mudanças que a emissora trouxe para a região. As tristezas eu coloco na conta da corrupção. Quando a gente denuncia o mau uso do dinheiro público e vê o reflexo disso na vida das pessoas.

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
MC - Vocês estão no caminho certo. Sugiro uma participação maior dos estudantes de jornalismo, algo mais direcionado pra eles.

100C - Uma vez jornalista e sempre jornalista ou ainda pretende trocar de área? Por quê?
MC - Positivo, uma vez jornalista, sempre jornalista! Mas confesso que a visão está mais ampla hoje em dia!

100C - O que você espera do seu futuro pessoal e profissional?
MC - Espero seguir com os meus princípios e acompanhar um pouco dessa globalização sem perder o lugar no bonde!

PERGUNTAS PARA DESCONTRAIR

100C - O que é mais fácil, apresentar ao vivo um telejornal ou encarar uma sala cheia de focas querendo ingressar no jornalismo??
MC - Os dois... Mas a sala cheia de focas é uma oportunidade para repensar o seu modo de trabalho. Críticas às vezes doem, mas as construtivas tornam o profissional cada vez melhor. Gostei de ser professora!

100C - O que dói mais, ouvir alguém falando "link ao vivo" ou "maiores informações"??
MC - Os dois e sem comentários... Você me conhece!

100C - Enquanto professora, você achava que eu (Ronaldo Andrade) tinha salvação? Porquê?
MC - Ronaldo, você sempre teve salvação! Primeiro porque é palmeirense, segundo porque é interessado em aprender e isso é fundamental para o bom jornalista! Desejo a você todo sucesso nessa vida!

CONFIRA as outras entrevistas no arquivo do Seção Raio-X clicando aqui!

Um comentário:

  1. Parabens Marilucy, por essa lição de vida. Marc, Barra da tijuca.

    ResponderExcluir