sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Espaço Foca nº 06 - Marcelo Prado Júnior


O Espaço Foca está de volta para continuar apresentando os alunos dos cursos de Jornalismo que sonham em ingressar na área ou que já estão estagiando e sentindo na pele o quanto essa profissão é f#da e apaixonante. A primeira entrevista de 2012 é com o aluno do 4º semestre da Universidade de Braz Cubas (UBC) e já repórter efetivado do Diário de Suzano, MARCELO PRADO de almeida JUNIOR, 27 anos, morador da cidade de Suzano. CONHEÇAM essa figura da área esportiva!!!

100C - Quem é Marcelo Prado Jr? (faça uma auto avaliação)
MPJ - Difícil falar da gente mesmo né? Mas eu me considero um cara tranquilo, focado em meus objetivos, um pouco tímido, porém sempre aberto a novas amizades. Não sou de falar muito, roubar a cena, sempre na minha, observando mais e falando menos. Mas sempre que tenho oportunidade curto expor meus pensamentos e ideias. E claro um Corinthiano, maloqueiro e sofredor! #graçasaDeus

100C - Por que o jornalismo?
MPJ - Na verdade demorei um pouco pra saber que jornalismo era a minha cara. Mas quando descobri, me interessei de fato e pretendo fazer isso pro resto da minha vida. Jornalismo, porque como sempre um amante do futebol desde pequeno, respiro e vivo essa paixão 24hs. E como não tive capacidade de ser um jogador de futebol, mas represento nas peladas de final de semana...rs Quis estar neste meio de alguma forma. Então pensei se fosse um jornalista esportivo poderia viver de perto bastidores, e conhecer a fundo o certame.

100C - O que você espera do jornalismo?
MPJ - Cara, sei que enquanto estamos estudando imaginamos ser aquele que irá resolver todos os problemas, falar toda a verdade que rola no mundo, e passar para os leitores. Mas na prática não é bem assim. Mas espero que o jornalismo me ensine muito, pois a cada pauta você aprende uma coisa diferente e vê a realidade de perto. Espero aprender os mais diferentes assuntos, crescer e poder trabalhar sempre com ética e profissionalismo.

100C - Qual é a sua trajetória no Jornalismo? Você é estagiário?
MPJ - Não, hoje já estou efetivado no Diário de Suzano. Porém entrei no DS como estagiário. Antes do DS, estagiei no jornal A Semana, onde também era repórter.

100C - Durante esse tempo de estágio como você avalia o jornalismo? É exatamente o que você esperava? (Caso tenha estagiado)
MPJ - Avalio como um ótimo aprendizado e experiência na área que a pessoa pretende atuar. Por onde passei, aprendi muito na prática, coisa que não se aprende em sala de aula. Era mais ou menos o que esperava sim, não tive muitas surpresas como estagiário, foi tudo como eu realmente esperava.

100C - Se possível, destaque três colegas de universidade que você admira e que acredita que terão futuro no jornalismo?
MPJ - Pelo fato de eu ter parado a faculdade por um semestre, perdi contato com meus colegas de classe, e nesse ano entrei em uma nova turma e ainda não conheço ninguém. Mas destaco duas pessoas que terão futuro no Jornalismo, o Mario Puerta Jr e Caio Mello. 

100C - Como você avalia o seu curso? A universidade está bem estruturada e oferece uma qualidade de ensino adequada? Por quê?
MPJ - Hoje sim, no ano passado a UBC passou a oferecer o curso de jornalismo mais focado, onde não será mais necessário fazer dois anos de comunicação para depois ter jornalismo especifico. Agora é direto. Acredito ser uma boa, pois a bagagem cultural que o novo curso oferece é bem melhor. A universidade até então não oferecia tanta qualidade no ensino, mas acredito que com essa mudança irá melhorar.

100C - O que você acha da decisão da Justiça, via Gilmar Mendes, sobre a queda da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercer a profissão?
MPJ - Não acho justo. Pois os que se formaram estudaram quatro anos, e conhecem tecnicamente o assunto. Além de serem muito mais capacitados para exercer a função não é justo dividir o mesmo espaço que uma pessoa não qualificada tecnicamente. Os que atuam no Jornalismo sem ser formado, podem até serem bons profissionais, mas não tem o conhecimento técnico e teórico que se aprende na faculdade, não tem o embasamento cultural que o diplomado tem. Tomara que a justiça seja feita e que a obrigatoriedade do diploma volte a ser exigida pelas empresas de comunicação.

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
MPJ - Não!

100C - Pelas conversas que vocês alunos têm em sala de aula, na sua opinião, qual é a maior dificuldade e o que mais é agradável dentro do jornalismo para os futuros jornalistas que ainda estão em formação?
MPJ - A dificuldade maior ainda é a inserção no mercado de trabalho. Muitos desistem por não terem oportunidades de estagiar numa grande empresa de comunicação. Agradável é o contato que você faz dentro do jornalismo, amplia seu leque de relações com todos os tipos de pessoas, aprende, e vive os mais diversos assuntos.

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - O que é pior, se formar em um curso onde o diploma está sem moral nenhuma ou sobreviver com o salário de estagiário?
MPJ - As duas coisas...kkk

100C - Em se tratando de jornalismo, onde você aprende mais, na Universidade ou na prática? Por quê?
MPJ - Na prática, sem duvidas. Porque na prática você vivencia a teoria, aplica e desenvolve o trabalho que realmente será uma matéria jornalística.

100C - Como você avalia esse espaço que foi criado pelo 100C voltado para os alunos de Jornalismo?
MPJ - Acho que você conseguiu desenvolver bem a ideia do 100C. Um espaço destinado para jornalistas e estudantes da região se conhecer e interagir. Bem legal.

100C - Você não tem medo de ser mandado embora a qualquer momento, uma vez que, você trabalha com um Chefe de Reportagem (Ramon Barrueco) e um Editor-chefe (Edgar Leite) que entendem muito mais de futebol por serem palmeirenses e, sendo assim, podem perder a paciência com a sua falta de conhecimento futebolístico?
MPJ - Kkkk... Quanto a isso estou muito tranquilo, uma vez que o Chefe de Reportagem e o Editor-chefe citados não comemoram um se quer título há mais de uma década, logo estão “ultrapassados” futebolisticamente. Já eu, assim como o Editor de Esportes do DS – Públio Vitor, Corinthianos e campeões ano sim ano não, sabemos o que é um futebol vencedor, um time competitivo, jogadores capacitados, dirigentes comprometidos e atualizados que tornam a cada dia que passa ainda maior o GRANDE CORINTHIANS. O esporte está em boas mãos no DS. Já os “verdinhos” citados, coitados... restam lamentar e torcer contra os que realmente manjam de futebol e tem um time vencedor. Se entendessem tanto de futebol como você diz já teriam mudado de time ao longo desse jejum eterno... kkkkk
Zueira em Edgar e Ramon, apesar do timinho que vocês torcem, vocês são firmeza! Manda eu embora não!!!!! rs

Ping Pong

100C - Time
MPJ - CORINTHIANS paulista do meu coração

100C - Sonho
MPJ - Atuar como Jornalista Esportivo numa grande empresa de comunicação ou numa assessoria de imprensa dentro do SCCP. Ver o Corinthians campeão da Liberta para acabar de vez com a discussão futebolística no País, trabalhar, procriar, ter uma vida estável e curtir a tal da vida.

100C - Jornalismo
MPJ - O que eu quero para minha vida.

100C - 100 Comunicação
MPJ - Excelente espaço para discussões, conhecimentos e socialização dos integrantes da mídia do Alto Tietê.

100C - Passado
MPJ - Uma bandeira...

100C - Presente
MPJ - Uma lição...

100C - Futuro
MPJ - A Deus pertence...

100C - Livro
MPJ - A Emoção Corinthians – Juca Kfouri - 1982

100C - Música
MPJ - A que estou ouvindo agora enquanto estou trampando e respondendo essas perguntas – Triunfo – Emicida, esse som é pesado mano!

100C - Deixe um recado para os seus amigos focas que estão sonhando em ingressar nesta no jornalismo.
MPJ - Galera, se vocês têm um sonho corram atrás...  A parada não é fácil e nunca será! Fé em Deus, determinação, foco que uma hora as portas se abrem e o “rolê” clareia, pode crê nisso... #paz

CONFIRAM as entrevistas do Espaço Foca de 2011 clicando AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário