sexta-feira, 9 de março de 2012

Espaço Foca nº 07 - Claudia Soares


O Espaço Foca de hoje apresenta CLAUDIA SOARES, uma mogiana de 22 anos que está cursando o 7º semestre de Jornalismo na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) e faz estágio na TV Diário, afialiada da Rede Globo no alto Tietê/SP.  Uma jovem de gênio forte e que adora uma festa e que se define como uma pessoa racional na maior parte do tempo e que quando gosta, gosta muito, mas quando não gosta, é mais provável que nenhum esforço adiante, uma típica aquariana que adora a liberdade, além de ser dedicada, decidida e que tem mais cara de brava do que realmente é!

100C - Por que o jornalismo?
CS - Por paixão. Como diz uma amiga da minha mãe, o Jornalismo me escolheu já no dia em que nasci (16 de fevereiro, dia do repórter). Depois, ainda pequena, tive pressa para aprender a ler e escolhi os jornais para me ajudar na missão. Um pouco mais velha, escrevia meu próprio programa musical. Na verdade, não consigo me lembrar de quando não queria ser jornalista.

100C - O que você espera do jornalismo?
CS - Não espero nada. A única coisa que quero é aprender e evoluir sempre mais na área.

100C - Você está estagiando? Se estiver, fale onde e o que faz e por onde já estagiou.
CS - Sim, desde o dezembro de 2010 trabalho na TV Diário. Passei por um teste na empresa em outubro/novembro do mesmo ano para ficar no Cedoc (o departamento que arquiva as matérias que já foram feitas) e fui chamada para trabalhar na redação! No segundo semestre de 2009, passei rapidamente por uma empresa de Comunicação Corporativa e Assessoria de Imprensa, também de Mogi das Cruzes, chamada Insert Comunicação. Foi lá que aprendi bê-a-bá do jornalismo. Nunca vi uma chefe tão paciente quanto a Simone Magalhães (https://www.facebook.com/simonejor?ref=ts)  foi!! E antes de começar a faculdade, em 2008, fiz alguns trabalhos temporários para uma agência de publicidade da região.

100C - Durante esse tempo de estágio como você avalia o jornalismo? É exatamente o que você esperava? (Caso tenha estagiado)
CS - É mais do que eu esperava! Antes de começar a faculdade, já tinha consciência de que a profissão era uma correria, mas é só depois de ter contato com o jornalismo que percebi que “correria” era apenas um apelido, e que ver o trabalho render bons frutos (e bons momentos, claro) não tem preço! 

100C - Se possível, destaque três colegas de universidade que você admira e que acredita que terão futuro no jornalismo?
CS - Aposto em dois amigos que estudam comigo pela determinação e inteligência que ambos têm: Luís Araújo e Vivian Fernandes.

100C - Como você avalia o seu curso? A universidade está bem estruturada e oferece uma qualidade de ensino adequada? Por quê?
CS - A UMC já ofereceu um curso de Jornalismo de melhor qualidade. Os anos sem abrir turma, a “reestruturação” feita ano passado (muda matéria, demite professores excelentes de uma hora para outra, não dá o mínimo de satisfação aos alunos sobre o futuro do curso, etc) tudo contribuiu para que eu ainda não acredite que a universidade está bem estruturada e nos eixos novamente. Mesmo com tudo caminhando dentro da normalidade este ano, ainda não acredito que o curso tenha voltado aos eixos... agora é só esperar para ver. 

100C - O que você acha da decisão da Justiça, via Gilmar Mendes, sobre a queda da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercer a profissão?
CS - Tão desnecessária que os veículos de comunicação com credibilidade continuaram contratando jornalistas diplomados ou em busca de. 
  
100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
CS - Acho o blog interessante e creio que ele deva continuar destacando os profissionais que saíram do Alto Tietê.

100C - Pelas conversas que vocês alunos têm em sala de aula, na sua opinião, qual é a maior dificuldade e o que mais é agradável dentro do jornalismo para os futuros jornalistas que ainda estão em formação?
CS - Acredito que a maior dificuldade, sem dúvida, que nós alunos, passamos gira em torno dos problemas que tivemos com o curso. É impossível responder a esta pergunta sem citar a dor de cabeça já mencionada na pergunta anterior, sobre a UMC. Isso, claro, sem falar do nosso salário de estagiário rsrs. Agradáveis são as oportunidades que a gente tem e as experiências que vivenciamos. É muito gostoso ver nos meios de comunicação aquilo que você escreveu/ produziu/ fotografou.

100C - Você tem algum trabalho paralelo ao jornalismo? (ex.: blog, freela, entre outros)
CS - Nada neste ano.

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - O que é pior, se formar em um curso onde o diploma está sem moral nenhuma ou sobreviver com o salário de estagiário?
CS - Foi com o salário de estagiário que aprendi a verdadeira Matemática que os professores tentaram ensinar na escola! Rs Não que não seja difícil sobreviver com ele, mas é pior terminar um curso que ficou desvalorizado por causa do diploma. 

100C - Em se tratando de jornalismo, onde você aprende mais, na Universidade ou na prática? Por quê?
CS - Nós dois. Creio que um complemente o outro. É na Universidade que nós aprendemos o básico da profissão, o primeiro contato com o jornalismo. Se esse período for bem aproveitado, rende bons aprendizados. A prática faz com que a teoria seja aprofundada, faz com que você mergulhe no universo jornalístico.

100C - Como você avalia esse espaço que foi criado pelo 100C voltado para os alunos de Jornalismo?
CS - Acho ótimo, um lugar para que possamos conhecer os futuros comunicadores!

Ping Pong

100C - Time
CS - Corinthians!

100C - Sonho
CS - Conseguir realizar os sonhos da minha lista de metas (sim, eu fiz uma há alguns anos) num curto período de tempo!

100C - Jornalismo
CS - Paixão

100C - 100 Comunicação
CS - Jornalismo descontraído

100C - Passado
CS - Aprendizado e inocência

100C - Presente
CS - Tempo de muitas decisões

100C - Futuro
CS - Não sei o que esperar, mas traço o caminho para que ele seja o melhor possível!

100C - Livro
CS - Perto do Coração Selvagem (Clarice Lispector)

100C - Música
CS - Bittersweet Symphony (The Verve)

100C - Deixe um recado para os seus amigos focas que estão sonhando em ingressar nesta no jornalismo.
CS - Jornalismo é para apaixonados pela profissão. É bom que o futuro foca tenha a consciência de que ele não mudará o mundo e é bem provável que também não ganhe rios de dinheiro. Sim, feriados e finais de semana serão sacrificados em nome do trabalho. Quem sonha em ser jornalista deve correr atrás para conquistar seu espaço... o trabalho deve ser feito com amor, sempre!! E para quem já tem certeza que quer ser jornalista, seja bem-vindo!!!

CONFIRA  as demais entrevistas do Espaço Foca clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário